domingo, 30 de outubro de 2011

Crítica: Persépolis

 Há muito tempo atrás, num dia de aula na faculdade, o nosso professor de desenho, professor Cláudio me fez uma pergunta: "Você que gosta de quadrinhos, já leu Persépolis?" "Não." Foi a minha resposta.

 Me interessei, pois esse professor não era muito fã de quadrinhos e pegava no meu pé por eu trabalhar com esssa linguagem, mas justo ele estava me indicando uma história em quadrinhos para ler.

 Depois de muitos anos adquiri numa feira de livros aqui de Guarulhos o volume completo de Persépolis. De tanto falar minha mãe, e minha namorada se interessaram também, e leram antes que eu. Ao que parece as duas gostaram muito, assim como meu professor Cláudio. Confesso que achei básico, porém um trabalho que me intrigou de mais.

Vamos então aos pontos analisados por mim na obra intigante de Marjane Satrapi:

A autora nos conta através da sua auto biografia, a história de seu país, vivida, experenciada e vista do ponto de vista dela. A história do Irã, por si só é uma história interessante pra ser abordado por qualquer obra ficctícia. Um país de históricos conflitos internos e externos, personagens ilustres da história da humanidade e Marjane.

 Uma narrativa suave e despretensiosa que suavisa com humor questões acerca de temas "ultra" polêmicos: ditadura, revolução, religião, compotamento, diferenças sociais, moral, ética, sexualidade, violência, drogas, liberdade, entre outros. Além da narrativa clara e bem humorada, o desenho de Marjane é simples e limpo, apresenta grande capacidade de composição e uso correto do contraste entre preto e branco.

 O mais encantador é apreciar pela primeira vez uma história em quadrinhos com um traço típico da cultura da origem do/a autor/a. Vemos no desenho simples de Marjane a influência do tipo de desenho da arte oriental, com a lateralidade das figuras humanas, o uso de plano único sem se preocupar constantemente com a perspectiva e uso da profundidade. A arte cretense pela fluência natural dos movimentos das personagens. Além de alguns padrões e estampas que remetem à arte antiga da cultura Cretense, Mesopotâmica e Árabe.

É um trabalho riquíssimo do ponto de vista étnico e cultural, que abre nossas fronteiras para olharmos o mundo de forma mais globalizada, mais humanizada, nos ensina a ponderar sobre os diversos pontos de vista de um determinado assunto. Desmistifica um pouco a cultura "anti médio-oriente" presente infelizmente na nossa cultura ocidental. Uma divertida e rica história, concerteza quem ler além de rir vai aprender muito sobre o mundo e  o próprio "Ser Humano".



Um comentário:

  1. Marjane Satrapi muito inpiradora. Realmente eu gostei muito do livro. Historia leve, mas cheia de grandes acontecimentos 'pesados'. A vida de uma adolescente já não é facil, com as dificuldades da guerra, da repressão, mas o companheirismo e apoio dos pais Marjane passa por altos e baixos. Me identifiquei muito com algumas passagens... enfim... adorei o livro. E qto a vc meu amor... meu critico mais lindo, obrigada por essa e todas as boas experiencias que vc me proporciona. Amo muito vc! ;)

    ResponderExcluir